O que é inteligência intrapessoal e como desenvolvê-la nos alunos?

Entenda o que é inteligência intrapessoal, quais suas características e como como ela impacta o desenvolvimento dos estudantes.

Educar crianças e adolescentes em tempos atuais de forma ética e humanitária não é difícil, mas requer planejamento e dedicação de todos os envolvidos.

Uma boa forma para fazer isso é ajudar os alunos a desenvolverem suas habilidades e competências socioemocionais. Um ensino focado em múltiplas inteligências, sendo a inteligência intrapessoal uma delas, pode fazer a diferença.

Neste artigo, você vai descobrir o que é inteligência intrapessoal e como desenvolvê-la no processo de ensino. Continue a leitura e saiba mais!

O que é inteligência intrapessoal?

A inteligência intrapessoal é um dos 8 componentes da Teoria das Inteligências Múltiplas proposta por Howard Gardner, professor de psicologia na Universidade Harvard (Cambridge, EUA).

Podemos descrever esse componente como a capacidade de conhecer e olhar para si próprio por meio da autoconsciência, motivação e autorregulação individual. Ao desenvolvê-la, o estudante aprende a identificar seus sentimentos, emoções e competências. Consequentemente, consegue lidar melhor com situações estressantes e adversas.

Pessoas com uma inteligência intrapessoal desenvolvida têm capacidade de autoconhecimento e gerenciamento de emoções. Essas características possibilitam o bem-estar do indivíduo, da sua família, de colegas de trabalho e também da sociedade em geral.

Segundo o autor da teoria, a inteligência intrapessoal “é uma meta para cada indivíduo em uma sociedade moderna complexa, na qual cada um deve tomar decisões importantes por si mesmo”.

Entre as características de uma pessoa com esse tipo de inteligência estão:

• facilidade para solucionar problemas;
  • autoconhecimento;
  • autogerenciamento de emoções;
  • foco e concentração;
  • autoestima e autocuidado elevados;
  • autonomia;
  • disciplina;
  • comportamento ético.

Diferente do consenso anterior, em que a inteligência de uma pessoa seria medida apenas pela sua capacidade de raciocínio lógico e matemático, a Teoria das Inteligências Múltiplas identifica diversos tipos de inteligência. Uma pessoa pode ser mais desenvolvida em apenas um ou mais componentes do que em outros.

Nesse sentido, o autor e sua equipe listaram os seguintes tipos de inteligência:

1. Intrapessoal;
  2. Interpessoal;
  3. Musical;
  4. Lógico matemático;
  5. Cinestésico corporal;
  6. Espacial;
  7. Linguístico;
  8. Naturalista.

O desenvolvimento de inteligências múltiplas como a intrapessoal são importantes, sobretudo, devido ao seu papel de ajudar os alunos a gerenciar suas próprias emoções.

Como desenvolver a inteligência intrapessoal na educação?

Educar para o futuro é uma tarefa que requer planejamento e dedicação de todos: professores, colaboradores e família. Para conseguir desenvolver Inteligências Múltiplas como a intrapessoal no processo educacional é fundamental que o corpo docente e a direção da escola desenvolvam ferramentas e meios para isso. Algumas das ações sugeridas para ampliar esse tipo de inteligência no dia a dia, por meio de exercícios práticos, são:

• promover a reflexão e o autoconhecimento individual;
  • motivar os alunos;
  • ajudá-los a definir objetivos e prioridades;
  • cultivar humildade e empatia no dia a dia;
  • criar espaços para autoexpressão e debates em sala.

Vale ressaltar a importância de incluir e instruir os familiares no processo. Nesse sentido, é aconselhável desenvolver um meio de comunicação eficaz para isso, como um blog sobre o assunto para familiares, coordenadores e colaboradores ou um grupo de WhatsApp para sugerir conteúdos.

Neste artigo, você descobriu o que é inteligência intrapessoal, quais são suas características e como desenvolvê-la nos estudantes.

Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/o-que-e-inteligencia-intrapessoal/