Notícias

4 boas práticas de como trabalhar a tecnologia na Educação Infantil

As crianças da Geração Alfa já nascem inseridas em um mundo digital, por esse motivo, ter estratégias para usar a tecnologia na educação.


As crianças da Geração Alfa já nascem inseridas em um mundo digital. Por esse motivo, ter estratégias para usar a tecnologia na Educação Infantil é uma maneira de ajudá-las a fazer bom uso dessas ferramentas. Como se trata de uma afinidade comum, é também um meio para melhorar o envolvimento dos pequenos com o ensino.

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, a tecnologia não é uma vilã da infância. Ela é uma realidade em nossa vida e, se bem usada, pode trazer grandes benefícios para o desenvolvimento. O importante é ter equilíbrio no uso, por isso, aprender na escola como se apropriar desses recursos de forma saudável é um ótimo caminho.

Neste post, mostraremos 4 boas práticas para usar a tecnologia na Educação Infantil e orientar as crianças sobre essas ferramentas. Confira a seguir!

1. Incentivar atividades de baixa tecnologia

low tech ou baixa tecnologia é uma alternativa às tecnologias com equipamentos com muitos recursos, pois prioriza a funcionalidade e a simplicidade. Isso não significa que seja obsoleta ou ineficiente, mas que aquela ferramenta aposta no minimalismo.

Assim, investir nessas ideias favorece a cultura maker na escola e a criatividade dos estudantes. Com alguns brinquedos ou materiais de reciclagem e um celular, é possível criar cenários e histórias incríveis.

2. Realizar leituras on-line

É comum que os aparelhos móveis sejam relacionados apenas às redes sociais, jogos e vídeos de entretenimento por parte das crianças. No entanto, a escola pode ajudar a mostrar que também existem possibilidades de aprendizado e descobertas nesses equipamentos.

Como na Educação Infantil ler ainda não é prioridade, os educadores podem usar aparelhos eletrônicos para a leitura de histórias e mostrar as figuras aos pequenos. Dessa maneira, eles perceberão que também é possível exercitar a imaginação e o vocabulário com um tablet ou smartphone, o que fará diferença quando eles puderem fazer isso por conta própria.

3. Propor atividades gamificadas

Os jogos — eletrônicos ou não — são excelentes para incentivar a aprendizagem. Na Educação Infantil, eles são ainda mais interessantes, pois exploram a ludicidade, tão presente nessa etapa da formação.

Para conseguir sucesso nessa proposta, a dica é saber quais são as habilidades que deseja desenvolver e escolher os jogos que sejam mais convenientes. Verifique também se a escola conta com recursos suficientes para o uso dessa estratégia.

4. Criar um blog

Os blogs são ótimos para registrar as atividades realizadas e incentivar a tecnologia na Educação Infantil. As crianças e suas famílias ficarão envolvidas na página para acompanharem as publicações, e os trabalhos realizados terão mais reconhecimento.

A ideia é mostrar mais sobre a rotina da escola, compartilhar atividades que podem ser feitas em casa com acompanhamento da família e exibir os projetos realizados. No entanto, tenha cuidado com a privacidade e o uso da imagem das crianças.

Como vimos, a tecnologia na Educação Infantil é uma ótima maneira de ajudar as crianças a desenvolverem habilidades e aprenderem desde cedo o uso saudável dessas ferramentas. Além disso, é uma alternativa para aumentar o engajamento dos estudantes nas atividades, pois elas tendem a ser mais atraentes e estimulantes.



Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/tecnologia-na-educacao-infantil/