Como desenvolver um projeto motivacional para alunos?

Implementar um projeto motivacional para alunos também traz benefícios para os professoras e para a família. Acesse o artigo para saber mais.

Motivar, engajar e reter a atenção dos estudantes sempre foi um desafio para familiares e educadores. Com as distrações do mundo contemporâneo — como as redes sociais —, esse desafio tem se mostrado ainda maior. Grande parte da desmotivação acontece devido a um ensino passivo, conteudista e pouco atrativo para os estudantes atuais. Desenvolver um projeto motivacional na escola pode ser o diferencial da sua instituição e o elemento que faltava para que seus alunos tenham uma educação integral

Continue a leitura deste post para entender o que é um projeto motivacional para alunos e como desenvolvê-lo na sua escola!

O que é um projeto motivacional para alunos?

Um projeto motivacional pode ser entendido como ações pedagógicas que procuram aumentar o engajamento dos alunos durante a aprendizagem e as relações pessoais — dentro e fora de classe.

A desmotivação impacta os estudantes de diversas formas: compromete o foco, a atenção e a criatividade — consequentemente, o aprendizado. Ela é um problema muito comum durante a fase pré-vestibular, em que os alunos enfrentam grande ansiedade e pressão psicológica por resultados.

Nesse contexto, alguns alunos podem desenvolver problemas mais sérios, como a depressão — motivo pelo qual a implantação de um projeto motivacional para alunos se torna tão importante.

Como desenvolver um projeto motivacional?

Primeiramente, os educadores precisam conhecer os alunos e o contexto em que eles se inserem. Isso não deve acontecer superficialmente, mas de modo a entender as necessidades e os problemas que os estudantes enfrentam dentro e fora de sala.

É interessante fazer um levantamento, por exemplo, da quantidade de alunos que moram longe da escola, quanto tempo em média levam para chegar e informações afins. Com esses dados em mãos, é possível descobrir a origem do problema.

Outro passo para desenvolver um projeto motivacional é entender os interesses dos alunos. Os jovens gostam de atividades esportivas, aulas práticas ou têm interesse por tecnologia e programação? Descobrir o que os move pode ser o ponto de partida do seu projeto.

Já que os estudantes estão imersos no ambiente digital diariamente, tente achar uma forma de empregar a tecnologia a seu favor. Crie desafios nas redes sociais, peça para que eles escrevam sobre determinado assunto em um blog e dê recompensas, como poder escolher o assunto de um trabalho final.

Por último, adote metodologias ativas de aprendizagem, pois elas oferecem muitos benefícios ao estudante. Por meio delas, é possível fazer com que o aluno seja protagonista do seu processo de aprendizagem. Ele deixa de ser um receptor passivo de informações e passa a contribuir de forma autônoma para o próprio conhecimento.

São exemplos de metodologias ativas: aprendizado baseado em projetos e problemas, sala de aula invertida, ensino híbrido e estudo de caso.

Qual é a importância de um projeto motivacional para alunos?

Desenvolver um projeto motivacional pode gerar muitos benefícios aos alunos, familiares e professores. Estudantes motivados apresentam mais produtividade, criatividade, engajamento e interação com o professor. Além disso, a partir de um projeto motivacional, é possível criar diversas oportunidades pedagógicas, como a implementação de uma educação socioemocional.

Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/projeto-motivacional-para-alunos/