Família saudável: aprenda boas práticas de convivência

Entenda a importância de manter uma família emocionalmente saudável e confira nossas dicas para que isso aconteça! Clique aqui e confira.

Com toda correria e pressa do dia a dia, nem sempre temos tempo para analisar nossos próprios comportamentos em família, melhorar relacionamentos e, até mesmo, dar a devida atenção àqueles que estão à nossa volta. Como consequência, são comuns os distanciamentos, mágoas e ressentimentos no lar. Para evitar esses tipos de situação e ter uma família saudável, é interessante se atentar a alguns pontos.

Quando existem crianças envolvidas, um lar desestruturado é ainda mais prejudicial, pois é por meio do comportamento dos integrantes do grupo familiar que elas constroem a visão de mundo que vão levar para a vida adulta.

Neste artigo, explicamos a importância de uma família saudável e apresentamos algumas boas práticas de convivência. Acompanhe!

O que é família?

Não importa a constituição, a forma, o tamanho ou se existem laços consanguíneos ou não: família é onde existe senso de pertencimento e convivência, baseados em cuidado e transmissão de valores.

Uma casa saudável é um lugar onde há confiança, reciprocidade e espaço para escutar e discutir problemas com compaixão e empatia — além de ser um espaço para a manifestação pessoal.

A família — que pode se estender além do núcleo de convívio, incluindo pais, avós e pessoas próximas — pode ter conflitos que, se não forem trabalhados, acabam causando problemas a longo prazo.

Como ter uma família saudável?

Conviver com outras pessoas é difícil e complexo. Aceitar as diferenças, estimular o diálogo e a resolução de problemas de forma diplomática e respeitosa são ações fundamentais para um lar saudável.

Vale ressaltar que a saúde emocional da família é importante não só para os adultos: as crianças e os adolescentes que pertencem ao núcleo familiar são os que mais sofrem com os problemas dentro de casa.

Criar laços e fomentar o bom relacionamento é ainda mais importante nessa fase, pois as habilidades sociocomportamentais dos jovens são definidas por meio das suas primeiras convivências — ou seja, a família.

É por meio dessas interações que os jovens vão construir seus valores e sua visão pessoal de mundo, além de entender como estabelecer relações interpessoais no futuro.

Quais são as boas práticas para ter uma família saudável?

O conflito faz parte da existência humana, mas o que define uma família saudável é a forma como os indivíduos gerenciam esses conflitos. Algumas dicas para ter uma boa convivência são:

• evite críticas e cobranças excessivas;
  • invista no desenvolvimento socioemocional;
  • fomente um ambiente de diálogo, com sentimento de pertencimento;
  • realize atividades recreativas em família, como jogos, situações de lazer e cooperatividade;
  • estabeleça as responsabilidades de cada um e os limites com objetividade;
  • exerça a bondade, a escuta ativa e a empatia;
  • pratique o autoconhecimento;
  • invista no relacionamento interpessoal.

Uma família emocionalmente saudável é importante não só para a saúde mental dos adultos, mas também para fornecer melhores condições de desenvolvimento para as crianças e os adolescentes. Um convívio social pacífico no lar propicia a socialização, aumenta o desempenho escolar e o desenvolvimento cognitivo.

O bom relacionamento familiar é o primeiro passo para criar indivíduos emocionalmente saudáveis e confiantes, por isso, é importante agir para ter uma família saudável.

Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/familia-saudavel/