5 dicas para ajudar seu filho a aumentar a produtividade nos estudos.

Entenda como ajudar os jovens a organizar e criar técnicas para tirar melhor proveito do tempo.

Alcançar os objetivos acadêmicos — e ter tranquilidade ao longo do ano escolar — depende, entre outros fatores, de os alunos manterem a produtividade nos estudos. Acontece que nem sempre isso é tão fácil para eles, às vezes gerando desmotivação, estresse, cansaço mental e até problemas comportamentais.

Por esse motivo, é papel dos pais promover algumas ações para colaborar com a organização e o cumprimento eficiente das tarefas relacionadas a cada disciplina.

Se você deseja contribuir para que seu filho tenha uma rotina de estudos cada vez mais produtiva, confira esta lista de dicas!

1. Tenha um planejamento diário e semanal

O planejamento semanal é a primeira coisa a ser feita para a produtividade nos estudos, pelo fato de permitir que você e seu filho tenham um “mapa” das atividades semanais a fim de não perder nenhuma lição, prova ou trabalho. Além disso, é preciso ter em mãos uma lista de tarefas diárias para saber quais são as urgências e, também, distribuir as atividades que demandam mais tempo para serem feitas.

Para facilitar a visualização, deixe o planejamento semanal à vista e crie um mural do tipo Kanban, que organiza o trabalho em colunas, como: A FAZER | FAZENDO | EM ATRASO | FEITO.

2. Ensine diferentes técnicas de estudo

Você já deve ter ouvido que as pessoas têm diferentes perfis de aprendizagem, o que enfatiza a maneira como aprendem mais facilmente. Logo, as técnicas de estudo ajudam a melhorar o foco e a concentração, a reter mais facilmente informações importantes e a gerir o tempo. Muitas delas são simples, e até as crianças mais novas podem aplicar.

Veja alguns exemplos:

• criação de mapas mentais: esquemas que ajudam a compreender conceitos, guardar etapas para a resolução de problemas e guardar dados. Podem ser coloridos, ter formas geométricas, setas, balões, desenhos e até personagens;
  • resumos e fichamentos: consistem em destacar trechos importantes em uma leitura, “fichar” palavras e termos e/ou criar um resumo explicativo com o que acabou de ser visto;
  • cartões de memória: minicartões que podem ter uma pergunta e uma resposta com palavras-chave. Podem ser confeccionados rapidamente e ajudam a fixar conceitos e informações;
  • método Pomodoro: método de gestão de tempo que ajuda a manter o foco total na atividade. Consiste em rodadas de 25 minutos de estudo com 5 minutos de pausa. Após algumas rodadas, faz-se uma pausa mais longa.

3. Estimule pausas para atividades físicas e descanso

As atividades físicas e o descanso ajudam o cérebro a recuperar a energia para continuar os estudos. Além da prática esportiva ao longo da semana, entre as tarefas de estudo, estimule que seu filho realize alguma atividade física de menor duração e, ainda, tenha momentos de pausa para relaxar, dormir ou se distrair.

Com isso, a produtividade nos estudos tende a aumentar, pois o cansaço mental é atenuado, renovando a energia para continuar o trabalho.

4. Seja um modelo de organização

Para que seus filhos compreendam a importância da produtividade nos estudos e como pôr em prática o planejamento, nada pode ser melhor que observar o comportamento dos pais. Então, seja o modelo deles. Mostre como você planeja, gerencia e lida com suas tarefas de maneira eficiente e em tempo hábil. Logo, eles começarão a pegar suas técnicas e aplicá-las nas próprias tarefas.

5. Conte com o apoio da tecnologia

Usar a tecnologia de maneira inteligente nos estudos potencializa os resultados. Mas, como estamos falando de crianças e adolescentes, o mundo digital pode ser um motivo de distração. Então, é preciso controlar o que está sendo visto e orientar os estudantes a manterem o foco.

Alguns desses recursos são:

• jogos educacionais;
  • aplicativos de organização e gestão de tempo;
  • canais de estudos com aulas e exercícios;
  • canais de vídeo, como o YouTube Edu, que contém milhares de conteúdos sobre todas as matérias.

Neste artigo, você conheceu algumas dicas de produtividade nos estudos. Lembre-se de adaptá-las à realidade do seu filho e, ao implementá-las, sempre tenha um bom diálogo para que ele compreenda a importância de cada uma dessas estratégias e aceite adotá-las.

Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/produtividade-nos-estudos/