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Fique por dentro das descobertas feitas pela ciência da aprendizagem
Por décadas, cientistas e pesquisadores vêm tentando compreender como o ensino pode ser impulsionado...
Por décadas, cientistas e pesquisadores vêm tentando compreender como o ensino pode ser impulsionado para o maior sucesso dos estudantes. Nesse sentido, a ciência da aprendizagem oferece evidências para que os educadores trabalhem as habilidades de seus alunos, de acordo com os fatores fisiológicos, sociais e emocionais que podem ser determinantes para aprender mais e melhor.
Muito além de entender que “cada um tem seu jeito de aprender”, a ciência da aprendizagem busca destrinchar a complexidade desse caminho. Então, que tal refletirmos sobre esse assunto? Continue conosco e descubra algumas das principais descobertas desses estudos até então.
O que é a ciência da aprendizagem?
A ciência da aprendizagem é um conjunto de estudos multidisciplinares, com o intuito de compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem. A partir dos resultados das pesquisas, é possível traçar métodos e técnicas de ensino que auxiliem os educadores a aprimorarem o trabalho pedagógico na sala de aula.
Por muito tempo, os estudos sobre como os alunos aprendiam se baseavam apenas em seu comportamento. Hoje, porém, entende-se que o aprendizado resulta da interconexão de inúmeros fatores, motivo pelo qual a ciência da aprendizagem reúne vários campos de estudo, como Biologia, Computação, Educação, Neurociência, Psicologia e Robótica.
Veja brevemente a relação entre eles:
- Neurociência e Biologia: pesquisam o cérebro humano e de outras espécies para entender como a aprendizagem se dá do ponto de vista biológico;
- Psicologia: pesquisa como a personalidade, comportamentos e emoções influenciam a aprendizagem;
- Tecnologia: pesquisa como computadores, máquinas e softwares podem contribuir para a aprendizagem;
- Educação: analisa como se dá o processo de aprendizagem na sala de aula.
Quais são suas descobertas e como elas impactam a aprendizagem?
Agora que você já entendeu o conceito da ciência da aprendizagem, vamos comentar algumas de suas principais descobertas e como elas impactam o ensino.
Neuroplasticidade favorece o aprendizado
A neuroplasticidade é a capacidade de o cérebro alterar sua atividade conforme os estímulos recebidos. Nesse sentido, quando estamos realizando uma atividade, as sinapses cerebrais são capazes de se modificar em favor daquela habilidade ou comportamento que estiverem sendo trabalhados. Logo, atividades dinâmicas são mais proveitosas para o ensino.
O contexto social, os relacionamentos e as experiências constroem o aprendizado
As interações com o ambiente, as pessoas e as formas de vivenciar os conhecimentos influenciam o resultado da aprendizagem. Com isso, trabalhar o chamado Design Instrucional está ganhando cada vez mais relevância, pois possibilita a criação de métodos, técnicas e abordagens conforme cada situação de aprendizagem.
Cada aluno aprende de uma maneira diferente
Não é possível encarar a aprendizagem de maneira linear, massificada, pois cada aluno aprende de uma maneira diferente. Inclusive, a Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, é uma prova disso. O psicólogo e pesquisador norte-americano descreve 8 tipos de inteligência ? o que definitivamente influencia a maneira como uma pessoa aprende.
Como a tecnologia é a chave para potencializar a aprendizagem?
Uma vez que a ciência da aprendizagem vem comprovando que o processo de ensino-aprendizagem acontece por meio de múltiplos vieses, a tecnologia é um ativo poderoso em qualquer sala de aula moderna.
Isso pode ser visto desde suítes de aplicativos para organização escolar, como o Google Classroom, até tecnologias como a Inteligência Artificial e o Learning Machine (Aprendizado de Máquina), em que os aplicativos aprendem por meio das interações dos alunos e conseguem traçar rotas individualizadas de aprendizado.
Isso permite, entre outras coisas, que os estudantes explorem novos assuntos e aprofundem sua compreensão de conceitos difíceis, particularmente nas áreas STEM (acrônimo para Ciência, tecnologia, Engenharia e Matemática), de maneira mais simples e conforme seu estilo de aprendizagem.
Ao contrário dos métodos tradicionais de ensino, por meio da tecnologia e das descobertas da ciência da aprendizagem, a escola aumenta sua capacidade de atingir plenamente os potenciais dos alunos, fazendo-os desempenhar o papel de agentes na aquisição do próprio conhecimento.
Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/ciencia-da-aprendizagem/