Transtorno de aprendizagem discalculia: saiba o que é!

A discalculia é um transtorno de aprendizagem marcado pela incapacidade ou falta de habilidade.

A discalculia é um transtorno de aprendizagem marcado pela incapacidade ou falta de habilidade para realizar tarefas relacionadas a números. Quem sofre do problema, portanto, acaba tendo mais dificuldade para aprender, raciocinar, memorizar e refletir sobre o universo matemático.

Na fase escolar, estudantes com discalculia podem até entender a lógica, no entanto, enfrentam uma grande barreira para colocar o conhecimento em prática. A condição pode ser identificada desde o início da vida escolar, momento em que os sintomas se tornam mais perceptíveis.

Acompanhe a seguir e confira quais são as principais características do transtorno de aprendizagem discalculia!

O que é transtorno de aprendizagem discalculia?

Como citamos, a discalculia é uma deficiência de aprendizagem específica em Matemática. Crianças e adolescentes com a condição têm dificuldade para compreender conceitos relacionados a números, símbolos, entre outros.

O problema é causado por uma má formação neurológica que afeta uma parte específica do cérebro, responsável pela interpretação dos conceitos e sinais matemáticos.

A situação impacta diretamente o processo de ensino e o avanço nos estudos, já que os estudantes com o transtorno se sentem desafiados a realizar cálculos e atividades que exigem a identificação visual e auditiva dos números.

Em geral, a discalculia se torna mais aparente nos primeiros anos escolares. No entanto, há a possibilidade de o transtorno se manifestar tardiamente em períodos de maior demanda de aprendizagem.

Quais os sintomas da discalculia?

Existem uma série de sinais que a escola pode ficar atenta para identificar quais são os estudantes com sintomas de discalculia. É comum que as crianças e adolescentes, por exemplo, tenham dificuldade para memorizar números, interpretar gráficos, resolver equações e fazer contas.

Além disso, também costumam demonstrar ansiedade relacionada aos conhecimentos matemáticos ou qualquer outra atividade que envolva cálculos. Caso os educadores notem alguns comportamentos suspeitos, é importante recomendar à família a busca de tratamento especializado.

Quais são os tipos de discalculia?

Existem seis tipos principais de discalculia: verbal, gráfica, léxica, operacional, practognóstica e ideognóstica. Conseguir identificar qual o tipo de transtorno específico de cada estudante é muito importante para elaborar uma proposta pedagógica mais alinhada com a realidade educacional.

A discalculia verbal, por exemplo, representa todas as dificuldades em nomear quantidades, números, termos e símbolos. Já a discalculia operacional é definida como dificuldade de execução de operações e cálculos.

Sem dúvidas, a condição impacta a forma como as crianças e os adolescentes recebem o conhecimento matemático. Sem nenhum tipo de suporte, os discentes podem enfrentar inúmeros desafios no processo de aprendizagem.

A indicação é que o tratamento seja feito em parceria com a escola, possibilitando que os professores desenvolvam atividades personalizadas e que atendam às necessidades dos estudantes.

Felizmente, já existem uma série de estratégias e metodologias ativas que podem ser adotadas, além de materiais adaptados de acordo com o tipo de discalculia apresentado.

Para que os educadores consigam detectar o transtorno de aprendizagem discalculia, é fundamental avaliar constantemente o desempenho escolar. Caso o problema não seja identificado a tempo, pode acabar comprometendo o desenvolvimento saudável dos pequenos.

Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/transtorno-de-aprendizagem-discalculia/