Notícias

Como criar um ambiente de estudo para os filhos e qual a sua importância

Cada pessoa tem sua maneira de aprender, e isso deve ser levado em consideração na hora de criar um ambiente de estudo.


Como criar um ambiente de estudo para os filhos? Para responder a essa pergunta, vamos a uma breve reflexão. Quando você escolhe um local para jantar, um parque para passear, um hotel para se hospedar, ou decide a decoração da sua casa, seu desejo provavelmente é desfrutar de uma boa experiência e se sentir bem. 

O oposto também é verdadeiro: um local barulhento, mal arrumado, desconfortável ou com aspecto ruim pode desencadear uma série de angústias e desagrados. Se em certos ambientes nos sentimos relaxados e confortáveis, em outros lugares, podemos nos sentir tensos, sobrecarregados e confusos. Logo, concluímos que os ambientes nos afetam de muitas maneiras, inclusive em nossa produtividade.

Com o ambiente de estudo não é diferente, motivo pelo qual este precisa ser um lugar onde as crianças queiram estar, que gere nelas uma sensação de pertencimento e as faça se sentirem bem-vindas, seguras e prontas para aprender. 

Vamos falar mais sobre esse assunto? Confira, a partir de agora, a importância e como criar um ambiente de estudo ideal para os pequenos!

A importância do ambiente de estudo para o desenvolvimento das crianças

A maneira como o ambiente de estudo se organiza gera um impacto físico, emocional e intelectual nas crianças. Isso quer dizer que o local influencia a forma como elas vão se comportar, seus níveis de concentração nos estudos e a sensação de pertencimento, além da própria relação com as tarefas da escola, ficando mais ou menos motivadas para estudar.

Nesse sentido, o ambiente desempenha um papel importante para ajudar as crianças a se desenvolverem e a aprenderem, tendo o poder, inclusive, de diminuir lacunas de desempenho. Ou seja, o ambiente de estudo é um forte ponto de apoio para o desenvolvimento da aprendizagem, “enviando” às crianças uma variedade de mensagens positivas em seus cérebros, como:

  • este é um bom lugar para se estar;
  • você pertence a este local;
  • você pode confiar neste lugar;
  • aqui você pode ficar a sós com segurança;
  • você pode ter autonomia aqui;
  • este é um lugar seguro para explorar e experimentar suas ideias;
  • neste lugar você vai aprender mais e melhor;
  • este lugar é muito legal.

Assim como os adultos preferem ter um home office mais adequado para serem produtivos no trabalho, os filhos também precisam de um espaço bem preparado, tranquilo e sem perturbações externas, a fim de ficarem com a mente aguçada e explorarem seus melhores potenciais.

Por esse motivo, é importante observar atentamente o nível de conforto dos seus filhos, para escolher o conceito e as configurações do ambiente de estudo mais eficientes para eles.

Dicas de como criar um ambiente de estudo para crianças

Chegou a hora de ver como criar um ambiente de estudo ideal para os filhos. Aqui, falaremos sobre perfis de estudante, mobília, equipamentos, distrações e organização. Veja!

Perceba as especificidades da criança

Cada criança é única e desenvolve necessidades específicas, que têm a ver com seu perfil de aprendizagem. Algumas são mais ou menos tolerantes a barulho; há aquelas que são muito visuais e aprendem assistindo a vídeos, desenhos, documentários; outras preferem pintar, recortar; outras não têm energia para ficar paradas por muito tempo etc.

Observar o perfil de aprendizagem dos filhos e quais são suas características comportamentais predominantes pode dar alguns sinais de como preparar seu ambiente de estudo. Também, leve em conta a faixa etária e o tipo de tarefa que a escola costuma solicitar.

Proporcione um ambiente confortável 

conforto do ambiente é um ponto-chave para o estudante gostar de ficar nele. Então, verifique a luminosidade do local, a temperatura, a paleta de cores do espaço e, claro, o mobiliário.

Além disso, a decoração com motivos educacionais que façam sentido para a fase escolar dos filhos também funciona como um estímulo a mais para que eles queiram ficar lá.

Garanta que todos os materiais e equipamentos estejam disponíveis

Tudo o que os filhos precisam para estudar deve estar acessível. Portanto, é preciso haver armários, prateleiras e organizadores, a fim de que eles não se desconcentrem procurando coisas espalhadas. 

Ainda, garanta uma boa conexão com a internet e que todos os equipamentos digitais estão funcionando bem. Quanto ao uso de computadores e tablets, tenha atenção às configurações de segurança para evitar acessos a sites perigosos ou indesejáveis.

Elimine ou reduza distrações

Somos inundados diariamente por distrações que atrapalham nosso foco. Em primeiro lugar, converse com os filhos sobre acessar somente sites e aplicativos úteis durante os estudos. Cuide para que jogos e redes sociais estejam off-line nesse momento. Além disso, é preciso reduzir outras distrações, como familiares falando alto e sons de TV e rádio, entre outras que achar necessário. 

Então, seguimos para o próximo item, que também tem a ver com diálogo.

Determine horários para os estudos

É preciso organizar os horários para os estudos. Para isso, observe os períodos mais produtivos dos filhos e realize combinados na base da confiança de que, nesses momentos, haverá uma dedicação exclusiva às atividades escolares.

É preciso mostrar para eles que há hora para o lazer, para o descanso e, também, para o foco total nos estudos. Dessa maneira, os filhos acabam entendendo que terão tempo para jogar, conversar com os amigos, ouvir música, praticar uma atividade física e tudo mais que envolva a vida social das crianças e dos jovens.

Mantenha o ambiente organizado

Aqui, também deve haver uma parceria entre os filhos e a família. Um ambiente desorganizado é prejudicial aos estudos, cria potenciais distrações e favorece a procrastinação. Por isso, todos devem garantir a limpeza e a organização do ambiente, para que eles gostem de permanecer no local e sua produtividade nos estudos não seja afetada negativamente por um espaço confuso.

Prepare o ambiente digital

Além do ambiente físico, como dissemos, você deve ter cuidado com o ambiente digital. Mas aqui ressaltamos algo que vai além da segurança on-line: a organização dos materiais, dos arquivos pessoais e dos recursos para estudo no computador.

Como o ensino híbrido é uma realidade, não é possível esperar que computadores e tablets fiquem de fora dos estudos. Então, ajude seus filhos a utilizarem ferramentas como drives, calendários, pastas, editores de textos, imagem e vídeo e plataformas digitais.

Inclusive, o próprio Programa Escola da Inteligência conta com plataformas digitais e aplicativos para utilização de alunos e suas famílias. O modelo usado nesses recursos funciona como um ótimo exemplo de como manter uma organização no ambiente digital, ao mesmo tempo que desenvolve a educação socioemocional, por meio de técnicas modernas, e incentiva a participação das famílias na aprendizagem.



Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/como-criar-um-ambiente-de-estudo/