Descubra o que é e como aplicar a disciplina positiva

Um dos maiores desafios é ensinar os filhos a terem bons comportamentos. Veja aqui como a disciplina positiva pode ser uma abordagem eficaz.

A família é um ambiente de diálogo, motivo pelo qual a aplicação da disciplina positiva contribui para a manutenção do respeito, aprendizado e crescimento na relação familiar.

Ocorre que, diante de uma situação de mau comportamento infantil, os pais podem cair em punições que resolvem o problema momentaneamente, mas não em longo prazo, e podem até construir sentimentos e comportamentos não saudáveis duradouros.

Com essa abordagem, é possível estimular um comportamento mais autônomo e respeitoso. Confira, então, o que é a disciplina positiva e como adotá-la em casa!

O que é disciplina positiva?

disciplina positiva é uma abordagem socioemocional baseada nas teorias dos psicólogos humanistas Alfred Adler e Rudolf Dreikurs. O termo foi cunhado, no início dos anos 1980, pelas educadoras Janet Nelsen e Lynn Lott (Estados Unidos).

Seu foco é desenvolver autodisciplina, responsabilidade, cooperação e resolução de problemas, por meio da gentileza e, ao mesmo tempo, da firmeza.

Podemos dizer que na disciplina positiva as crianças têm liberdade para fazer muitas coisas, mas são impostos limites com firmeza, empatia e comunicação não violenta. Ou seja, você pode, e faz bem, dizer NÃO!

Nesse sentido, a disciplina positiva trata de uma comunicação clara e com reforço consistente de expectativas, regras e limites. Ao fazer isso, você ensina a não violência, a empatia, o autorrespeito, os direitos humanos e o respeito pelo próximo.

Aprendendo essa autorregulação, os pequenos poderão se tornar adultos responsáveis, respeitosos e engenhosos em suas comunidades.

Quais os pilares do ensino da disciplina positiva?

Cinco princípios são os pilares da disciplina positiva. Confira!

Respeito mútuo

Para ter firmeza, não é preciso de violência. Respeito mútuo significa ter amabilidade, colocar-se no lugar da criança e desenvolver uma comunicação firme e objetiva.

Conexão e sensação de pertencimento

A criança precisa ter a sensação de conexão com sua casa e a família. Isso acontece quando é estabelecida uma relação que dê voz a ela e possibilite despertar o senso de responsabilidade em suas ações.

Efeitos em longo prazo

Castigos e punições têm apenas efeitos pontuais que induzem a criança à construção de sentimentos de medo, revolta e insegurança de longa duração. Quando é preciso repreender algum ato infantil, este precisa vir permeado de conversas e reflexões que, aos poucos, levarão os pequenos a mais autoconhecimento e autogestão.

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

A base para a autorregulação sugerida na disciplina positiva está no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Elas são essenciais para que as crianças reconheçam seus comportamentos, sua relação com as pessoas, a casa, a escola e a comunidade em geral.

Desenvolvimento de capacidades pessoais

A criança é estimulada a explorar e desenvolver suas habilidades pessoais, concomitantemente com o autoconhecimento. Lidar com o erro, por exemplo, não é algo ruim, mas uma oportunidade de aprendizagem.

Como aplicar a disciplina positiva em casa?

A aplicação da disciplina positiva envolve encorajar o comportamento que você gostaria de ver no seu filho e desencorajar aqueles que gostaria de cessar. Algumas técnicas simples, que podem reforçar o bom comportamento com disciplina positiva, incluem:

• passe tempo de qualidade com seus filhos para construir um relacionamento saudável. Isso inclui brincar, conversar e simplesmente curtir a companhia um do outro;
  • encoraje seus filhos a desenvolverem seu potencial, a fim de perceberem suas habilidades e terem mais independência;
  • diante de problemas de comportamento, conversem e reflitam, procurando soluções juntos. Quando incluídos no processo, eles são incentivados e motivados a fazer melhor;
  • tenha uma comunicação clara com seus filhos. Oferecer orientações claras e explicar suas expectativas com antecedência previne comportamentos inadequados;
  • iniba maus comportamentos sem simplesmente punir. As consequências devem ensinar lições de vida que preparem as crianças para se tornarem adultos responsáveis.

Ensinar disciplina envolve uma conexão aberta e cooperativa entre adultos e crianças. Um dos caminhos para isso é a disciplina positiva, que, como você viu, deixa de lado a abordagem punitiva e foca o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Como resultado, no futuro, são maiores as chances de encontrarmos adultos mais felizes, criativos, produtivos, expressivos, seguros e capazes de trabalhar bem uns com os outros.

Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/disciplina-positiva/