Aprendizagem baseada em desafios: confira 5 maiores benefícios

Conheça aqui a Aprendizagem Baseada em Desafios e entenda como essa metodologia pode contribuir para o sucesso dos seus filhos ao longo da vida!

Enfrentar desafios é uma parte normal da vida, e somente criando a crença de que é possível administrá-los e superá-los, ficará mais fácil encará-los e crescer com eles. Nesse sentido, a Aprendizagem Baseada em Desafios é uma metodologia ativa sólida para crianças e adolescentes desenvolverem competências e habilidades indispensáveis para sua performance nos estudos e, para além disso, perseguirem o sucesso em seus empreendimentos ao longo da vida.

Pensando nisso, vamos explicar, neste post, o que é o funcionamento dessa metodologia e 5 de seus maiores benefícios. Acompanhe!

O que é e como funciona a aprendizagem baseada em desafios

A Aprendizagem Baseada em Desafios se concentra no desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas por meio de desafios ou tarefas. O objetivo é ampliar o conhecimento e a confiança necessária para fornecer uma solução para o desafio proposto.

Baseia-se na criação de um problema real que pode ser resolvido cooperativamente, dentro da escola ou envolvendo a comunidade, sendo uma ótima oportunidade de desenvolver o trabalho em equipe.

Além disso, em vez de receber instruções detalhadas sobre como realizar uma atividade, cada aluno pode explorá-la sob diferentes perspectivas, com base em seus conhecimentos prévios e aproveitando as capacidades e pontos fortes de cada um.

Em outras palavras, é uma metodologia que se adapta a cada aluno, sua forma de aprender e entender e seu contexto.

A Aprendizagem Baseada em Desafios funciona mais ou menos assim:

• é dado um problema real e aberto;
  • os alunos analisam, projetam, criam e aplicam a melhor solução. O professor os orienta com perguntas e atividades durante os desafios de aprendizagem;
  • a solução se materializa por meio de uma ação específica.

5 benefícios da aprendizagem baseada em desafios

Veja as principais vantagens dessa metodologia de aprendizagem para os alunos.

1. Ajuda a desenvolver competências importantes

Aprendizagem Baseada em Desafios ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e liderança, competências essas muito exigidas pelo mercado de trabalho, mas também essenciais para a vida pessoal.

2. Incentiva o compartilhamento de ideias em grupo

Nessa metodologia, cada pessoa aprende a importância de colaborar com o grupo, contribuindo com seus conhecimentos e habilidades pessoais.

Além de tornar a aprendizagem muito mais enriquecedora e recompensadora, cada aluno adquire consciência de seus pontos fortes e do seu valor único dentro do grupo.

3. É adaptável e personalizável

Aprendizagem Baseada em Desafios não precisa seguir um único formato, sendo adaptável à forma como cada aluno aprende e compreende a questão dada

Embora envolva desafios reais, os professores e tutores podem torná-los alcançáveis ??e adequados a cada faixa etária.

4. Auxilia no desenvolvimento da autoconfiança

É uma metodologia ideal para aumentar a autoconfiança e a autoestima. Ao resolver um desafio real, os alunos sentem uma sensação de dever cumprido e confiança em suas habilidades, o que os impulsiona a continuar trabalhando e aprendendo.

5. Contribui para o engajamento dos alunos

A Aprendizagem Baseada em Desafios também funciona como um estímulo ao envolvimento dos alunos com seu próprio aprendizado. Isso porque sua participação ativa é essencial para que o resultado seja atingido na equipe.

Além disso, aprender resolvendo desafios é muito divertido, já que todo mundo gosta de ser desafiado!

Você acabou de conhecer um pouco sobre a Aprendizagem Baseada em Desafios. Mas, saiba que, essa metodologia não se limita à sala de aula e é possível praticá-la em casa, com a família reunida.

Ainda que não exclua outras formas de ensino, criar desafios para resolver situações reais pode ser um grande incentivo para os filhos aprofundarem conhecimentos. Isso pode ser feito de maneira espontânea, identificando grandes ideias, criando discussões e reflexões sobre o mundo e até propondo a criação de algo que possa melhorar a rotina da casa!

Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/aprendizagem-baseada-em-desafios/